quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Devolução de taxa do Enem será só depois da prova

Candidatos que desistirem vão ter valor de R$ 35 restituído, segundo o Ministério da Educação




O ministro da Educação, Fernando Haddad; estudantes que se sentirem prejudicados podem pedir restituição de taxa do Enem, disse ele.






A devolução da taxa do Enem vai ocorrer somente depois da prova, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, afirma o MEC (Ministério da Educação) para a Imprensa.


O valor de R$ 35 de todos que desistiram do exame vai ser restituído. As regras serão definidas em breve, informa o ministério.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que ainda não há um sistema pronto para que candidatos possam pedir a devolução da taxa, mas que deve ser procurado o Inep (órgão do ministério que realiza o Enem), preferencialmente por carta:


- Todo aluno que se sentir prejudicado tem o direito de requerer seu dinheiro de volta. Não há um sistema definido para isso, mas o estudante pode buscar o Inep.


O telefone do Inep é 0800-616161, para mais informações sobre a devolução da taxa.


Estudantes não vão fazer o Enem

Na última quarta-feira (7), vários estudantes afirmaram à reportagem do R7 que não pretendem fazer o Enem neste ano, já que a prova não conta mais para a nota dos próximos vestibulares da USP e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).



É o caso do aluno Caio Nazaro, 18, candidato a uma vaga no curso de farmácia. Ele, que estuda no cursinho Intergraus, quer entrar na USP ou Unicamp. Como o Enem não vai mais contar para estes vestibulares, o estudante não vai mais fazê-lo.
- A mudança do Enem desestabilizou emocionalmente muita gente. No começo eu fiquei bem bravo, porque o Enem era uma oportunidade de ampliar os pontos na Fuvest. Agora, eu acho que é uma oportunidade, porque pode levar a uma redução na nota de corte do vestibular.
Caio diz que não deve pedir o reembolso da taxa do Enem, porque acha que "vai ser uma burocracia muito grande". Ele reclama também do funcionamento do site do Inep (órgão responsável pela realização do Enem), que dificultou sua vida com relação ao Enem.
Colega de cursinho de Caio, Paulo Roberto de Freitas quer uma vaga para engenharia em uma das universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp. Para ele, o Enem perdeu a utilidade, por não contar mais para o vestibular das instituições deste ano.
- Eu não vou mais fazer o Enem porque não é do meu interesse. Mas não me senti prejudicado, porque me dou bem com os modelos de prova da USP e da Unicamp.

0 comentários: